Rádio online: como a evolução midiática pode ajudar seu negócio a crescer

Rádio online: como a evolução midiática pode ajudar seu negócio a crescer

O rádio trouxe o caráter informativo a partir das suas primeiras transmissões, desde então passou por constantes mudanças no cenário da comunicação. E uma das mudanças mais intensas é a transição nas frequências AM e FM para a plataforma digital.

Esse processo de migração e integração de dispositivos, aplicativos e áudio, representa um grande marco da revolução tecnológica. A nova sociedade é baseada em comunicação acelerada, efeito da convergência de sistemas de comunicação e tecnologias da informação, sendo assim, possuem alta capacidade de consumo da informação, ganhando uma característica evolutiva. Embora seja um processo que ainda está em andamento, a convergência é uma realidade concreta.

Hoje, ter um posicionamento notável no meio digital é pré-requisito para ser um negócio com credibilidade e resultados positivos. Um pesquisa realizada em 2014 pelo Centro de estudos sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (CETIC), revela que a digitalização está transformando a inovação. A experimentação empresarial se torna mais rápida e barata, além de compartilhar de observações e ideias de forma mais ampla e veloz, aumentando a velocidade com a qual novas descobertas e observações se propagam por meio da empresa.

É com esse fluxo de segmentação que a rádio 89 FM (SP), apostou em criar uma rádio online. Ricardo Impelizzieri é responsável pela equipe de tecnologia do grupo GC2, e conta um pouco sobre essa experiência. “Estamos no online há mais de 13 anos e acompanhamos desde então o crescimento no ambiente digital. Antes, este crescimento era bem tímido, a infraestrutura era muito cara (servidores, streaming etc) e não tínhamos muito acesso. Na verdade, as pessoas não tinham muito como acessar, mas sempre nos preocupamos com a presença na rede.”

Diante disso, é indiscutível o fato de que criar uma rádio online seja o viés com mais garantia de sucesso. Se o objetivo é ter liberdade para criar conteúdo online, segmentar o público desejado e dar um up para o seu negócio, as possibilidades estão mais acessíveis do que se imagina. Seja profissional ou não, explorar os novos horizontes midiáticos é acompanhar as tendências e o movimento do seu tempo.

About the Author

Leave a Reply